Se você está programado para uma cirurgia vascular, é importante entender que existem muitos tipos de doenças vasculares. O tempo que leva para você se recuperar dependerá de muitos fatores diferentes, incluindo:
- A condição com a qual você foi diagnosticado
- O tipo de procedimento que você está realizando
- Onde seu procedimento será realizado (em um ambiente hospitalar ou ambulatorial)
A recuperação da cirurgia vascular é amplamente baseada em como o procedimento é formado.
Acompanhamento Cirúrgico
Após a cirurgia vascular, é importante agendar uma consulta de acompanhamento logo no dia seguinte à cirurgia (para aqueles em procedimentos ambulatoriais). Isso é importante porque seu cirurgião vascular precisará realizar testes para garantir que a cirurgia foi bem-sucedida e para detectar condições como a reestenose precoce. A reestenose precoce é uma condição que envolve uma seção de uma artéria que foi aberta (por meio de angioplastia ou um stent) que se tornou estreitada novamente.
Após a consulta inicial de acompanhamento, a próxima consulta ao consultório deve ocorrer aproximadamente 30 dias depois e, a seguir, a cada seis meses até um ano após a cirurgia.
O acompanhamento de longo prazo após a cirurgia vascular deve ser agendado anualmente. O profissional de saúde responsável por seus cuidados durante a cirurgia vascular, como um cirurgião vascular ou cardiologista, deve ser a pessoa que fará os exames de acompanhamento.

Linha do Tempo de Recuperação
O cronograma de recuperação da cirurgia vascular depende de como o procedimento foi realizado. Os tipos comuns de recuperação da cirurgia vascular incluem:
Recuperação do procedimento venoso
Ablação e escleroterapia com laser endovenoso
O tratamento de vasinhos e veias varicosas é considerado relativamente pequeno; esses procedimentos são geralmente realizados durante uma visita ao consultório. Um desses tratamentos é chamado de escleroterapia (a injeção de uma solução que causa o encolhimento dos vasinhos). Outro tipo de terapia para o tratamento de doenças das veias é o tratamento de ablação a laser endovenoso para varizes. Este é um tipo de tratamento que utiliza o calor de um laser para reduzir as veias varicosas.
Após a cirurgia, você pode esperar:
- Seja encorajado a andar logo após o procedimento
- Teve alguns hematomas por cerca de duas semanas
- Aplique uma bolsa de gelo em incrementos de 15 minutos para reduzir o inchaço
- Mantenha os locais de incisão secos durante as primeiras 48 horas 3
- Tome um banho de esponja até que as bandagens sejam removidas
- Adote um analgésico de venda livre conforme as instruções de seu médico
- Use meias de compressão por três dias ou mais (conforme recomendado pelo seu cirurgião)
- Evite sentar-se por longos períodos de tempo
- Eleve suas pernas
- Caminhe por 10 a 20 minutos três vezes por dia durante a primeira semana ou duas
- Permaneça ativo, retorne gradualmente às atividades normais, mas evite levantar peso, correr ou pular por uma a duas semanas
- Evite banhos quentes por uma a duas semanas
- Retorne ao trabalho assim que um dia após o procedimento
- Recupere-se totalmente em aproximadamente uma a duas semanas
Descascamento de veias
Nem todos os procedimentos de veia são considerados menores, nem todos são realizados em um ambiente de escritório. Um procedimento de remoção da veia (envolvendo a remoção cirúrgica da veia safena) é realizado no hospital. A veia safena é a maior veia da perna e é a culpada comum quando se trata da localização das veias varicosas. Após um procedimento de retirada da veia safena, você pode esperar:
- Teve hematomas e inchaço nas primeiras 2 semanas
- Use meias de compressão nas primeiras 2 semanas
- Comece a caminhar logo após o procedimento e aumente lentamente o nível de atividade
- Evite atividades extenuantes
- Retorne ao trabalho nas primeiras 1 a 2 semanas
- Espere uma recuperação completa em aproximadamente 2 a 4 semanas
Procedimento Arterial
Uma angioplastia com balão e colocação de stent são consideradas um procedimento arterial comum; é feito para abrir uma área estreitada de uma artéria, geralmente causada por aterosclerose. Um dispositivo de balão é usado para abrir a área estreitada da artéria. Em seguida, um cateter é usado para guiar o stent, que é colocado permanentemente para manter a artéria aberta e permitir que o fluxo sanguíneo arterial forneça continuamente oxigênio aos órgãos e tecidos do corpo. O procedimento é realizado na sala de cirurgia do hospital; após a cirurgia, você deve esperar:
- Ter alta hospitalar aproximadamente 12 a 72 horas após a retirada do cateter.
- Ter hematomas nos primeiros dias antes de começar a diminuir gradualmente
- Sinta-se encorajado a andar imediatamente, com um aumento gradual na distância que você anda
- Evite sentar ou ficar em pé por longos períodos de tempo
- Eleve as pernas ao deitar
- Sente mais fadiga do que o normal nos primeiros dias
- Seja encorajado a caminhar e realizar atividades leves apenas nos primeiros cinco dias.
- Retorne ao trabalho em alguns dias
- Espere de três a quatro semanas antes de fazer qualquer tipo de atividade extenuante (como levantar objetos pesados), mas somente após a aprovação do seu médico
- Espere uma recuperação completa em aproximadamente 6 a 8 semanas

Cirurgia de Ponte de Safena
A cirurgia de revascularização é um procedimento que envolve a colocação de uma veia nova e saudável (ou um dispositivo de plástico) para contornar a má circulação de uma veia ou artéria estreitada ou bloqueada. As artérias geralmente ficam bloqueadas por placas que ocorrem por aterosclerose, e as veias costumam ter coágulos que causam estreitamento ou oclusão. A cirurgia de ponte de safena é feita em uma sala cirúrgica de um hospital; você pode esperar ser hospitalizado por aproximadamente uma semana após a cirurgia. Após a cirurgia, você também pode esperar:
- Passe um a dois dias na cama se sua cirurgia envolveu a aorta
- Ser transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) se sua cirurgia envolver a aorta
- Comece a andar logo após a cirurgia para ajudar a reduzir o inchaço e promover a cicatrização da incisão.
- Ficar no hospital por quatro a sete dias (se você fez uma ponte femoropoplítea)
- Sinta-se encorajado a caminhar dentro de 24 horas após a cirurgia e aumente lentamente sua distância e velocidade
- Evite dirigir por pelo menos uma semana, ou sempre que estiver tomando analgésicos opioides, ou sempre que tiver dores nas pernas.6
- Evite submergir a área da incisão na água (nada de nadar ou tomar banho) por pelo menos duas semanas ou até que nossas incisões estejam bem curadas.
- Tome um banho para manter suas incisões limpas (mas certifique-se de secá-las completamente, não esfregue suas incisões com uma toalha ou pano).
- Aprenda a verificar o pulso na perna e no pé para garantir uma boa circulação e siga as instruções do seu médico sobre a frequência de verificação desses pulsos.
- Evite ficar em pé por longos períodos ou sentar-se com os pés no chão (eleve os pés sempre que sentar).
- Espere uma recuperação completa em aproximadamente 4 a 8 semanas.
Observe que este cronograma de recuperação é baseado em períodos médios de recuperação, todos são diferentes, a recuperação pode demorar mais ou menos dependendo de muitos fatores, como:
- Se você tem complicações após a cirurgia
- Sua idade (pessoas mais velhas geralmente demoram mais para se recuperar)
- Sua saúde geral
- Outros fatores
Lidando com a recuperação
Após a cirurgia vascular, a maioria das pessoas precisa de algum tempo para se ajustar. O enfrentamento envolve lidar com a dor e a imobilidade após a cirurgia; também envolve o emprego de algumas modificações no estilo de vida, bem como o ajuste emocional a todas essas mudanças.
Lidando com a Dor
A equipe de saúde irá aconselhá-lo sobre que tipo de analgésico deve ser tomado após a cirurgia. Em alguns casos, medicamentos prescritos para a dor serão administrados, mas, para outros tipos de procedimentos, os analgésicos de venda livre (como Tylenol ou ibuprofeno) serão fortes o suficiente para aliviar a dor. Certifique-se de falar com seu médico com antecedência sobre o tipo de analgésico que você receberá. Educar-se antes da cirurgia pode ajudar a minimizar um pouco da ansiedade e da dor sentidas após a cirurgia. Nunca é uma boa ideia esperar até sentir uma dor forte para descobrir qual é o plano de cuidados. Existem outras medidas que você pode tomar para lidar com a dor além de tomar medicamentos como:
- Dormir o suficiente: de acordo com cientistas da UC Berkeley, a perda de sono aumenta a sensibilidade à dor de uma pessoa.
- Pratique atividades físicas: embora seja importante não exagerar após a cirurgia, sentar-se e ficar fisicamente ocioso não é bom para o processo de recuperação. Na verdade, ser muito sedentário após a cirurgia pode predispor você a ter efeitos colaterais perigosos (como ser mais propenso a ter coágulos sanguíneos ou pneumonia). A inatividade também é conhecida por aumentar o nível de dor porque quando você não move os músculos o suficiente, eles ficam doloridos e começam a doer. Certifique-se de consultar sua equipe de saúde sobre quanta atividade e quão extenuante ela deve ser após a cirurgia.
- Minimize o estresse: O estresse pode exacerbar (piorar) a dor. Empregar algumas técnicas de redução do estresse, como respiração profunda e exercícios de relaxamento, pode ajudar a diminuir o estresse e minimizar o nível de dor após a cirurgia.
Lidar com as emoções
É normal ter uma reação emocional ao fazer uma cirurgia vascular. Na verdade, de acordo com um estudo de 2016, o transtorno depressivo maior é “uma complicação frequente da cirurgia, que pode levar a mais morbidade [doença] e mortalidade [morte]”.
Depois de uma operação, muitas pessoas experimentam uma sensação inicial de alívio, seguida por uma série de emoções diversas. Esses sentimentos costumam ocorrer devido a vários fatores relacionados à cirurgia, incluindo:
- Anestesia
- Remédios
- Perda de sono
- Medo e preocupação associados à cirurgia
- Estresse
Emoções comuns experimentadas após um procedimento cirúrgico incluem:
- Mudanças de humor
- Depressão
- Temer
- Ansiedade
- Pesar
Pode ser útil estar ciente dos sintomas comuns que a cirurgia pode causar nas emoções. Estar ciente do que procurar e quando procurar ajuda se começar a ter sinais de problemas emocionais graves (como depressão) pode ajudá-lo a controlar suas emoções após a cirurgia. De acordo com a ADAA, os sinais comuns de depressão maior que podem justificar uma consulta com seu médico incluem:
- Sentimentos constantes de tristeza ou vazio
- Sentindo-se ansioso, sem esperança ou pessimista
- Sentindo-se inútil ou desamparado
- Perda de interesse em coisas que você geralmente gosta
- Dificuldade de concentração
- Insônia (dificuldade para dormir) ou dormir demais
- Inquietação
- Irritabilidade
- Falta de apetite, perda de peso ou ganho de peso
- Pensamentos de suicídio ou um plano; tentativa de suicídio.
Se você tiver algum desses sintomas, especialmente se estiver tendo pensamentos suicidas, um plano de suicídio ou uma tentativa, é importante consultar um médico imediatamente. Seu cirurgião pode encaminhá-lo a um psiquiatra, um conselheiro ou outro tipo de profissional de saúde mental.