Praticar bons cuidados bucais não envolve apenas escovar duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente, também significa visitar seu provedor de higiene bucal para uma limpeza profissional a cada seis meses. Embora essas visitas geralmente sejam indolores e rápidas, às vezes podem deixar seus dentes sensíveis, especialmente se você recebeu uma limpeza profunda. Felizmente, com o tempo, essas sensações vão desaparecendo e não indicam nada de sério. Veja por que você fica com os dentes sensíveis após uma limpeza e o que você pode fazer se essa sensação durara mais do que o esperado.
Por que meus dentes ficam sensíveis após uma limpeza?
A sensibilidade dos dentes ocorre quando a dentina, que é a camada abaixo do esmalte, fica exposta devido ao recuo das gengivas. Lembre-se: suas raízes não têm esmalte para protegê-las, portanto, qualquer coisa que entre em contato com elas pode causar sensibilidade, como ferramentas dentais. Embora vários fatores contribuam para a sensibilidade dentária, as limpezas dentais são uma causa conhecida, já que o profissional de saúde dentária pode examinar suas gengivas e usar ferramentas que fazem contato com as áreas sensíveis dos dentes.

Limpeza profunda
Nem toda consulta odontológica envolve uma limpeza profunda, mas seus dentes também podem ficar sensíveis depois, se você receber esse procedimento. De acordo com a Biblioteca de Saúde da Universidade de Michigan, você pode precisar de uma limpeza profunda quando suas gengivas começarem a se soltar dos dentes e criar bolsas onde a placa pode ficar presa. Quando o seu provedor de higiene bucal realiza esse procedimento, também conhecido como raspagem e alisamento radicular, ele remove o tártaro e as bactérias ásperas que calcificaram nos dentes nessas cavidades. De acordo fontes, a descamação é quando o seu provedor de higiene bucal remove a placa bacteriana e o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva usando ferramentas especiais. O aplainamento é quando eles alisam as raízes dos dentes para ajudar as gengivas a se reconectar aos dentes.
Antes de uma sessão de limpeza profunda, as gengivas podem estar inflamadas e inchadas ou ter bolsas profundas infectadas com bactérias. Tanto a raspagem quanto o alisamento radicular ajudam a tratar esses problemas, mas esse tratamento pode machucar os dentes após a limpeza devido ao desconforto natural e sangramento. O dentista pode oferecer um anestésico local se sua limpeza profunda for mais irritante.
O que acontece depois?
É normal sentir sensibilidade após uma limpeza profunda, que pode durar até uma semana. A dor e a dor também podem durar alguns dias, pois suas gengivas podem estar inchadas ou sangrando. Seu provedor de higiene bucal pode prescrever um antibiótico ou enxágue bucal para controlar qualquer dor e combater quaisquer infecções possíveis.
Cuidando de dentes bem limpos
Cuidar bem dos dentes após um tratamento de limpeza profundo ajuda a cicatrizar as gengivas, reduzindo os gatilhos comuns de dor e sensibilidade. Espere pelo menos um dia antes de usar o fio dental e escove os dentes cuidadosamente com uma escova de cerdas macias enquanto suas gengivas ainda estão doloridas. Use pasta de dente para dentes sensíveis para ajudar a tratar e prevenir a sensibilidade dentária, e evite comer alimentos ou beber líquidos que ativem sua sensibilidade. Se seus dentes estiverem sensíveis três ou quatro semanas após o tratamento ou se você tiver outras preocupações, entre em contato com seu dentista para uma consulta de acompanhamento. Ele pode verificar se suas gengivas estão cicatrizando bem.
Como evitar a sensibilidade dos dentes
Uma maneira de evitar a sensibilidade dos dentes após uma limpeza profunda é buscar maneiras de melhorar sua rotina diária de higiene bucal. Além de escovar duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor e usar fio dental diariamente, evite esfregar agressivamente ou forte ao escovar. Você também deve tentar evitar alimentos e bebidas ácidas, que podem levar à deterioração do esmalte (embora usar um canudo possa ajudar a mitigar esse risco, assim como beber água após uma bebida ácida). Se você range os dentes, o profissional de higiene bucal pode fornecer um protetor bucal que pode protegê-lo de ranger os dentes e causar sensibilidade.

Embora a sensação de sensibilidade nos dentes seja desconfortável, é normal sentir isso depois de uma limpeza, e geralmente é temporária. Mas se os seus sintomas durarem mais do que algumas semanas, você deve entrar em contato com o seu provedor de higiene bucal para falar sobre suas preocupações.
Lembre-se: a limpeza dos dentes (e a limpeza profunda) são maneiras fáceis e excelentes de manter uma boa saúde bucal e prevenir cáries. Mesmo que seus dentes possam ficar sensíveis após a limpeza, não se preocupe. É normal e temporário, e logo você estará no caminho para um sorriso mais saudável.